Saxon


Saxon é uma banda inglesa de heavy metal formada na região de South Yorkshire em 1976. Foi conhecida como Son of a Gun entre 1976-1978.
A banda foi formada por Graham Oliver e Steve Dawson, incorporou alguns integrantes de uma outra banda local, o Coast, que trazia Biff Byford no vocal e Paul Quinn na guitarra. Com essa formação a banda mudou o seu nome, passando a chamar-se apenas Saxon. A banda, que se apresentava em diversos clubes e pubs na Inglaterra, teve algumas composições lançadas em demo-tapes, as quais foram utilizadas por um novo selo que surgia na época, o Carrere Records.
Em 1999 saiu "Metalhead", cuja turnê durou dois anos, e contou com apresentações no Wacken Open Air, em 2001. Durante essa última turnê foram compostas e gravadas as músicas de "Killing Ground", o novo trabalho do Saxon, duplo, contando com um CD de músicas inéditas e um outro com regravações de músicas antigas da carreira do grupo.
Finalmente em 2005 lançam o CD "Lionheart", só de músicas inéditas, que mantem a proposta vigorosa da banda, e mostra uma atualização do som, com maior peso e energia, mostrando que o Saxon está aí para outros trinta anos de Metal.

Origem     South Yorkshire, Inglaterra
País      Reino Unido
Gêneros     Heavy metal, NWOBHM
Período em atividade     1976 - atualmente
Gravadora(s)     SPV/Steamhammer
Página oficial     Saxon747.com
Integrantes Peter "Biff" Byford, Paul Quinn, Doug Scarratt, Nibbs Carter, Nigel Glockler

Ex-integrantes Steve Dawson, Pete Gill, Graham Oliver

Divulgadores&Parceiros