Blogroll

Smashing Pumpkins

Smashing Pumpkins é uma banda de rock alternativo norte-americana formada em Chicago no ano de 1987. a banda passou por diversas mudanças de integrantes ao longo do tempo, mas durante a maior parte de sua carreira, assim como na maioria dos créditos em seus álbuns, foram compostos por Billy Corgan (vocais, guitarra), James Iha (guitarra, vocais), D'arcy Wretzky (baixo, vocais) e Jimmy Chamberlin (bateria, percussão).
Menos influenciados pelo punk rock do que outras bandas contemporâneas de rock alternativo, a banda possui uma sonoridade bastante diversa, densa, com uma forte presença de guitarras e com elementos de grunge, rock gótico, heavy metal, dream pop, rock psicodélico, rock progressivo, um estilo de produção shoegaze e, posteriormente, música eletrônica. O líder da banda, Billy Corgan, é o principal compositor - suas grandes ambições musicais e letras catárticas moldaram as canções e álbuns da banda, que têm sido descritos como "angustiados, relatos da terra de pesadelos de Billy Corgan."
O Smashing Pumpkins surgiu no mainstream com o seu segundo álbum de estúdio, Siamese Dream, lançado em 1993. A banda construiu a fama deste álbum com uma extensa turnê, e seu sucessor, Mellon Collie and the Infinite Sadness, lançado no ano de 1995, estreou na primeira posição na Billboard. Com aproximadamente 18,3 milhões de álbuns vendidos apenas nos Estados Unidos em 2006, o Smashing Pumpkins foi uma das bandas mais aclamadas e de maior sucesso comercial dos anos 1990.
De qualquer maneira, brigas internas, uso de drogas e a diminuição das vendas dos álbuns obrigaram a banda a se encerrar no ano de 2000. Em abril de 2006, Billy Corgan anunciou que a banda estava retornando e que iriam gravar um novo álbum. Os membros que retornaram foram Billy Corgan e Jimmy Chamberlin, e eles contrataram novos membros Jeff Schroeder (guitarra, vocais), Ginger Reyes (baixo, vocais) e Lisa Harriton (teclados, vocais) em 2007 para a turnê de divulgação do álbum Zeitgeist.
Os Pumpkins tiraram inspiração de uma variedade de outros gêneros, alguns fora de moda durante os anos 1990 entre os críticos. Corgan era aberto sobre o seu apreço do heavy metal, citando Dimebag Darrell do Pantera como o seu guitarista contemporâneo favorito. Quando um entrevistador comentou a Corgan e Iha que os "Smashing Pumpkins era um dos grupos que re-legitimizaram o heavy metal" e que eles "estavam entre os primeiros rockeiros alternativos a mencionar gente comoe Ozzy e Black Sabbath por qualquer outro motivo além de desgosto", Corgan falou sobre a canção Master of Reality do Black Sabbath e Unleashed in the East do Judas Priest. A canção "Zero", que lembrava Iha do Judas Priest, é um exemplo do que a banda apelidou "cybermetal". Bandas pós-punk e de rock gótico como Joy Division/New Order, Bauhaus, The Cure e Depeche Mode foram influências que formaram o senso musical da banda.

 O rock psicodélico também foi frequentemente revisitado nas primeiras gravações da banda. De acordo com Corgan, "Bem à maneira Pumpkins, ninguém naquela época gostava de guitarras barulhentas e música psicodélica então, é claro, isso era exatamente o que tínhamos que fazer." Corgan reconheceu que um acordo chamado de brincadeira de "o acorde Pumpkin" (um G#em oitava no décimo-primeiro traste com o bordão E solto tocado junto), usado na base der "Cherub Rock", "Drown" e outras canções, foi na verdade usado antes por Jimi Hendrix. Outras influências citadas por Corgan incluem Cream, The Stooges e Blue Cheer.
O grupo lançou um EP de quatro canções American Gothic em janeiro de 2008. O EP foi lançado digitalmente no iTunes nos EUA, e internacionalmente como um CD. Em uma entrevista numa rádio em fevereiro de 2008, Corgan disse que a banda tocaria em lugares menores, com shows dedicados a momentos específicos da música da banda. A banda planeja lançar material de arquivo da sua carreira inteira. Em março o grupo contribui com a canção "Superchrist" para uma compilação em CD lançada pelo Guitar Center. Apesar de que Corgan e Chamberlin tem continuado a gravar como um duo, Jeff Schroeder deu indicações de que poderia contribuir para gravações futuras. Não mais ligado a uma gravadora, Corgan e Chamberlin compraram um estúdio de gravação em Chicago e começaram a gravar em maio, novamente como um par. A banda planeja lançar um novo single em setembro de 2008.
A 20 de Março de 2009 foi anunciada no site oficial, a saída de Jimmy Chamberlin do grupo. Apesar disso, Billy Corgan diz que irá para estúdio gravar novos temas dos Pumpkins.
Origem     Chicago, Illinois
País      Estados Unidos
Gêneros     Rock alternativo, Grunge
Período em atividade     1987 – 2000
2006 – atualmente
Gravadora(s)     Virgin Records
Afiliações     The Marked
Billy Corgan
Zwan
Jimmy Chamberlin Complex
Página oficial     SmashingPumpkins.com
Integrantes  Billy Corgan  Mike Byrne  Jeff Schroeder  Nicole Fiorentino
Ex-integrantes  Jimmy Chamberlin  James Iha  D'arcy Wretzky  Melissa Auf der Maur

Divulgadores&Parceiros

free counters