Blogroll

Scorpions

Scorpions é uma banda de heavy metal e hard rock originária de Hanôver, Alemanha fundada em 1965, sendo a primeira banda de hard rock formada no país germânico.No início eram chamadas de Nameless (aqueles sem nomes), depois passou para The Scorpions até o final de 1969, depois foram chamados simplesmente de Scorpions. O primeiro álbum da banda foi o LP Lonesome Crow de 1972, com os irmãos Schenker nas guitarras. No ano seguinte, Michael Schenker deixa a banda e foi substituido pelo guitarrista Uli Jon Roth , para gravar álbuns seguintes da banda Fly to the Rainbow, em 1974, In Trance em 1975 , Virgin Killer , em 1976 e Taken by Force em 1977. O som da banda no início dos anos 70 era um hard rock/heavy metal, com nuances de rock psicodélico e vocais fortes, e o som mais estridente e pesado do que as obras posteriores, já inclinados a uma corrente mais comercial. O último trabalho da "Uli Jon Roth era" é o álbum ao vivo Tokyo Tapes de 1978.
Formação e início de carreira, na Alemanha Ocidental, em 1965, os irmãos e guitarristas Michael Schenker e Rudolf Schenker decidem montar uma banda com os amigos Klaus Meine (como vocalista), Lothar Heimberg (no baixo) e Wolfgang Dziony (na bateria).
Após gravarem uma fita demo, conseguem lançar o primeiro álbum, Lonesome Crow, em 1972. Apesar da boa repercussão da estréia, Lothar Heimberg e Wolfgang Dziony resolvem deixar o grupo e pouco tempo depois, Michael Schenker torna-se guitarrista da banda londrina UFO.
Antes de deixar a banda, Michael indica a seu irmão o guitarrista Ulrich Roth (mais conhecido como Uli Jon Roth), como seu substituto. Roth, por sua vez, convida o baixista Francis Buchholz e o baterista Jürgen Rosenthal para completar o grupo. Fazem algumas apresentações e assinam com a RCA, que lança o segundo disco Fly to the Rainbow, em 1974. No ano seguinte, Jürgen Rosenthal deixa a banda para se apresentar ao exército alemão (e posteriormente ingressa na banda de rock progressivo alemã Eloy), Rudy Lenners assume a bateria e o álbum In Trance faz sucesso em toda a Europa, dando início a uma turnê.
Após a saída de Roth, vem outro jovem alemão Matthias Jabs para ser guitarrista, quando começa o caminho da banda para o mercado dos EUA com o disco Lovedrive de 1979, que recebeu disco de ouro no país. Na mesma linha seguiria os discos Animal Magnetism em 1980, Blackout de 1982, Love at First Sting, em 1984, Savage Amusement em 1988. Com estes trabalhos demonstraram um som mais comercial, que lhes deram o reconhecimento mundial.
Na década posterior os álbuns Crazy World e Face the Heat levantou-os à categoria de maior sucesso da banda alemã, mas passou pela saída de dois dos seus membros, Herman Rarebell e Francis Buchholz. Mas eles foram capazes de reinventar com os álbuns Pure Instinct e Eye II Eye que mostrou um som renovado e toque ainda mais suave em sua carreira. No novo milênio, o projeto sinfônico Moment of Glory e o Acoustica os colocam de volta ao cenário musical, bem como discos de hard rock Unbreakable de 2004 e Humanity: Hour I de 2007.
Atualmente a banda está em sua turnê de despedida com seu último álbum de estúdio Sting in the Tail de 2010, que os leva para os cinco continentes ao longo dos três anos seguintes.
Ao longo de sua carreira de mais de 40 anos, eles lançaram dezenas de singles, álbuns ao vivo, compilações e alguns DVDs ao vivo e tem recebido vários prêmios em nível internacional o que torna a banda mais bem sucedida de hard rock da Alemanha. Já venderam entre de 100 e 150 milhões de álbuns mundialmente. Recentemente, a imprensa alemã, calcula vendas estimadas em trono de 160 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.
Em 1992, sofrem uma baixa inesperada: Francis Buchholz resolve sair da banda e é substituído por Ralph Rieckermann, músico de conservatório e que também fazia trilhas sonoras de filmes. Em 1993, lançam o álbum Face the Heat, que trazia a canção "Under the Same Sun" como o seu principal sucesso. O terceiro álbum ao vivo da carreira, Live Bites sai em 1995, e Pure Instinct é lançado em 1996, tendo Curt Cress como baterista. Herman Rarebell decide deixar a banda e abrir uma gravadora em Monte Carlo, chamada Monaco Records, com apoio do príncipe Albert de Mônaco. James Kottak torna-se o novo baterista dos Scorpions.
Gravam um álbum experimental chamado Eye II Eye em 1999. Como o álbum não foi bem aceito pelos fãs e pela crítica, os Scorpions resolvem explorar outros caminhos. O próximo passo da banda se tratou de algo totalmente inédito: a gravação de um álbum com a Orquestra Filarmônica de Berlim, uma das mais conceituadas do mundo. Intitulado de Moment of Glory e lançado em 2000, esse álbum traz faixas como "Still Loving You", "Hurricane 2000" (uma nova versão de Rock You Like a Hurricane) e Deadly Sting Suite (um misto das músicas Crossfire, He's a Woman, She's a Man e Dynamite), entre outras, com novos arranjos orquestrados e que renderam o DVD Moment of Glory, gravado ao vivo em Hannover, na Alemanha. A criação dos arranjos e a regência da orquestra ficou a cargo do austríaco Christian Kolonovitz. Em 2001, Christian Kolonovitz repete a dose e rearranja outras canções para o projeto intitulado Acoustica. As apresentações acústicas, registradas no Convento do Beato, em Portugal, fizeram tanto sucesso quanto o trabalho anterior. Tiveram ainda o reforço de alguns músicos contratados, como o percussionista chileno Mario Argandona, para que as versões mais intimistas, executadas apenas com violão, soassem melhor. Entre os músicos de apoio, ainda havia a violoncelista romena Ariana Arcu; Johan Daansen, no terceiro violão; Hille Bemelmans, Liv Van Aelst e Kristel Van Craen, nos vocais de apoio; além do próprio Christian Kolonovitz, no piano e órgão Hammond.
Em 2004, lançam o álbum Unbreakable, que era aguardado com grande expectativa pelos fãs, pois havia cinco anos desde Eye II Eye que um álbum contendo canções inéditas não era lançado. Com o álbum Unbreakable também foi apresentado o novo baixista da banda: o polonês Paweł Mąciwoda, em substituição a Ralph Rieckermann, que deixou a banda pouco antes das gravações de Unbreakable e deu sequência ao seu trabalho de trilhas sonoras de filmes. A banda incluiu o Brasil na turnê Unbreakable e fizeram três shows no país em 2005. Os músicos apresentaram sucessos como "Wind of Change", "Rock You Like a Hurricane" e "New Generation", sendo esta última sua música de trabalho na turnê.
O décimo sexto álbum de estúdio da banda, intitulado Humanity: Hour I, foi lançado na segunda quinzena de maio de 2007. Em 2008 estiveram novamente no Brasil, numa rápida passagem.
Fim de carreira e última turnê no dia 24 de janeiro de 2010, a banda anunciou que encerraria a carreira e que realizaria sua última turnê, com o álbum Sting in the Tail, que foi lançado no dia 19 de março de 2010. Assim como o início de sua última turnê previsto para ser iniciada em maio de 2010 e atravessar o mundo por "mais uns anos".
O vocalista da banda, Klaus Meine, destacou que a carreira será encerrada com um álbum de forte impacto e uma turnê que classificou como "espetacular"
Origem     Hanôver, Baixa Saxônia
País     Alemanha
Gêneros     Heavy metal, hard rock
Período em atividade     1965 - atualmente
Gravadora(s)     Rhino, RCA, Mercury, EMI, Atlantic, WEA, BMG
Página oficial     www.the-scorpions.com
Integrantes ,  Klaus Meine,  Rudolf Schenker,  Matthias Jabs,  Paweł Mąciwoda,  James Kottak
Ex-integrantes,  Michael Schenker,  Uli Jon Roth,  ,  Lothar Heimberg,  Francis Buchholz
Ralph Rieckermann,  Ken Taylor,  Achim Kirkhoff,  Wolfgang Dziony,  Jürgen Rosenthal
Rudy Lenners,  Herman Rarebell,  Curt Cress

Divulgadores&Parceiros

free counters