Brian Johnson (AC DC)

Brian Johnson (Gateshead, 5 de Outubro de 1947) é um cantor e compositor britânico. Desde 1980, ele tem sido o vocalista da banda de hard rock australiana AC/DC. Em 1972, Brian Johnson tornou-se um dos membros fundadores da banda de glam rock, Geordie. Depois de alguns singles que se tornaram hits, chegando ao Top 10 no Reino Unido com a música, "All Because Of You" (1973), a banda terminou em 1978 e depois foi reestruturada por Brian em 1980. Mas assim que assinaram um novo contrato com uma gravadora, Brian Johnson foi convidado para a audição do AC/DC, cujo vocalista, Bon Scott, havia falecido em 19 de Fevereiro de 1980.
O primeiro álbum de Brian com o AC/DC foi "Back In Black", que é o segundo álbum mais vendido de todos os tempos e também é o álbum mais vendido do que qualquer banda. Em 1997, Brian gravou com a banda "Jackyl" a música "Locked and Loaded", e em 2002 escreveu a da música "Kill The Sunshine" do álbum "Relentless".
Brian entrou na banda AC/DC substituindo o vocalista Bon Scott, após a sua morte. Um fã de 14 anos enviou uma carta ao AC/DC, falando do vocalista Brian Johnson da banda Geordie. Malcolm Young se lembrou de show que tinha ido com o próprio Bon Scott e os dois tinham comentado que grande vocalista Brian era. Então a banda chamou-o para uma audição, e até os dias atuais Brian é o vocalista da banda.
Brian Johnson nasceu em Gateshead na Inglaterra. Ele é descendente de escocês e italiano, é o mais velho dos quatro irmãos. O pai de Brian, Alan, foi sargento-major do Exército Britânico de Durham e minerador de carvão. Sua mãe, Esther De Luca era uma italiana de Frascati. Quando jovem Brian fez vários shows com a banda "Scouts", apareceu em um programa que foi ao ar na televisão e entrou para o coro da igreja local.
A primeira banda de Brian foi "Goby Desert Canoe Club". Ele também estava em uma banda chamada "Fresh". A partir de 1970, Brian tocou com a banda "The Jasper Hart Band", tocando músicas do musical "Hair", músicas de soft-rock e música pop daquela época. Ele e os outros membros da banda formaram a banda "Geordie". Com o primeiro e único single solo, "I can't Forgert You Now" foi lançado pelo "Geordie", em Janeiro de 1976 no Red Bus. Em 1982, uma compilação de 1973 - 1976, incluindo 10 músicas do "Geordie" foi divulgado como álbum solo de Brian Johnson, intitulado "Strange Man" pela MCA. O CD americano de 1989, "Keep On Rocking", com as doze músicas mais conhecidas da banda foi lançado como o nome "Brian Johnson & Geordie". Em 1991 foi lançado um CD na Austrália, chamado "Rockin With The Boys" uma compilação com canções de 1972 - 1976.
Após a morte do vocalista Bon Scott, em 19 de fevereiro de 1980, Brian Johnson assume os vocais do AC/DC(Angus Young, Malcolm Young, Cliff Williams e Phil Rudd) estreando com a banda em maio de 1980. Na audição do AC/DC, Brian cantou as canções "Whole Lotta Rosie" (AC/DC) e "Nutbush City Limits" (Ike & Tina Turner). Alguns dias depois, a banda anunciou que Brian seria o novo vocalista do AC/DC. Após alguns shows, a banda grava, nas ilhas Bahamas, o álbum Back in Black, considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos. O disco se transforma num grande sucesso comercial, vendendo mais de 43 milhões de cópias perdendo apenas para Thriller de Michael Jackson que vendeu mais de 108 milhões de cópias atualmente. Em 1981, foi lançado For Those About to Rock foi também um álbum bem sucedido e tornou-se o primeiro álbum de hard rock a atingir o 1º lugar nos Estados Unidos,e aos poucos foi superando Back in Black.
Ao longo da década de 80, Brian co-escreveu todas as músicas do AC/DC junto com Angus Young e Malcolm Young, até que questões pessoais o ausentou durante a elaboração do álbum "The Razor's Edge" em 1990. Desde então, os irmãos Young tem escrito todo o material do AC/DC. Em 2008, eles lançaram seu novo álbum (o décimo, com Brian), "Black Ice". Brian Johnson frequentemente usa boné no palco e fora dele. Originalmente, ele usa uma boina, que é considerada como um símbolo de sua conurbação nativa, Tyneside. Seu irmão sugeriu para que Brian usasse a boina no palco para evitar que o suor caísse de seu grosso cabelo encaracolado em seus olhos enquanto cantava.
Nome completo     Brian Johnson
Nascimento     5 de Outubro de 1947 (64 anos)
Gateshead, Inglaterra
 Reino Unido
Gêneros     Hard Rock
Heavy Metal
Instrumentos     Vocal
Período em atividade     1972 - Atualmente
Gravadora(s)     EMI, Epic, Atlantic
Afiliações     AC/DC, Geordie

Divulgadores&Parceiros