Blogroll

HammerFall

HammerFall é uma banda sueca de power metal. Ela nasceu em 1993 quando Oscar Dronjak, saiu da banda Ceremonial Oath e convidou Jesper Strömblad (do In Flames, e também um integrante original da banda Ceremonial Oath) para um novo projeto musical que ele estava idealizando.A banda foi iniciada em 1993, e três anos mais tarde, após ter duas de suas músicas gravadas ao vivo num vídeo enviadas para Toel Van Reijmersdal do selo holandês Vic Records, o mesmo ofereceu à banda um contrato.
O verão e outono de 1996 foram gastos escrevendo, ensaiando e confeccionando o álbum de estréia que logo sairia, intitulado "Glory to the Brave". As canções gravadas durante dezesseis dias de novembro foram: "The Metal Age", "Unchained", "HammerFall", "Child of the Damned", "Steel Meets Steel", "The Dragon Lies Bleeding", "I Believe", "Stone Cold" e "Glory to the Brave". Todas as faixas são originárias do HammerFall, exceto "Child of the Damned", que é um tributo à banda Warlord.
As letras, de autoria principalmente do vocalista Joacim Cans, lidam com assuntos que vão de guerreiros com suas espadas até viagens entre dimensões, homenagens ao Heavy Metal e a inconsolável perda de pessoas amadas.
Em Janeiro de 1997, o selo alemão Nuclear Blast se aproximou mais da Vic Records e, conseqüentemente do HammerFall, mostrando grande interesse no produto. O encontro resultou num lançamento licenciado de seu CD de estréia e um álbum de 4 faixas logo em seguida.
Através dos anos, a banda teve algumas mudanças na line-up, mas em 1998 consiste em: Joacim Cans - Vocais, Oscar Dronjak - Guitarra, Stefan Elmgren - Guitarra, Patrik Räfling - bateria. O baixista que toca no CD, Fredrik Larsson, deixou a banda, e sua posição é ocupada por Magnus Rosén, que já trabalhou com Mark Boals, Jörg Fisher e Anders Johansson.


Há também, um sexto membro, Jesper Strömblad (do In Flames). Embora não mais um membro ativo da banda, Jesper participa no processo de escrita de músicas junto com Oscar e Joacim, na intenção de preservar a fórmula especial que faz o HammerFall.
As pessoas tendem a caracterizar a música da banda como Heavy Metal clássico e nada poderia ser mais perto da verdade. Entre algumas influências se orgulham de listar Manowar, Helloween, Accept, Judas Priest, e Stormwitch. Também levam em consideração fontes de inspiração como Dio, Riot, Running Wild, Warlord e, claro, Iron Maiden.
Em 1998, o quinteto lança "Legacy Of Kings", um CD de Viking Metal. Entre as faixas de destaque, podemos citar "Legacy Of Kings", "Let The Hammer Fall", "Heeding The Call", "Stronger Than All", "At The End Of The Rainbow" e a balada "Remember Yesterday".
Um ano depois, HammerFall faz uma participação a um tributo ao Helloween tocando a maravilhosa "I Want Out" que se tornou Single sendo lançado no mesmo ano.
Em 2000 lançam "Renegade", álbum muito bom, tendo como faixas de destaque a faixa título "Renegade", "The Way Of The Warrior" e "Templars Of Steel", contendo solos com mais velocidade, mas não tanto peso como no álbum anterior, mesmo assim, o vocal de Joacim Cans continua impecável. O disco foi sucesso de vendas em toda a Europa e na América do Sul, provando a força do estilo musical "recriado" pela banda nesses lugares do globo terrestre.
Dois anos após "Renegade", a banda lança seu mais novo petardo "Crimson Thunder". Em "Crimson Thunder" há faixas que já nasceram clássicas do HammerFall, como: "Hearts of Fire", "The Unforgiving Blade", "Trailblazers", "Angel OF Mercy" (cover do Chastain) e a linda balada "Dream Comes True". No dia 6 de março de 2007, no site oficial do HammerFall, foi postado que o baixista Magnus Rosén estava deixando a banda, alegando que teria outros projetos como escrever músicas e ser criativo em outras bandas que permitam tal coisa.
Dia 10 de abril de 2007, foi anunciado o "novo" baixista da banda, seu nome é Fredrik Larsson, antigo integrante com o qual a banda lançou o álbum Glory to the Brave (1997). Voltando ao HammerFall depois de 10 anos
Em outubro de 2007, foi lançado um cd duplo de coletâneas intitulado "Steel Meets Steel - Ten Years Of Glory" em comemoração aos 10 anos da banda, que possui 29 músicas seguindo a sequência de cada álbum lançado, 2 músicas novas "Restless Soul" e "Last Man Standing" e uma nova versão da "HammerFall", além de um vídeo bônus com várias fotos inéditas.
No dia 3 de março de 2008, o guitarrista Stefan Elmgren anuncia sua saída da banda para se dedicar à aviação profissional.
Dia 21 de abril de 2008 foi anunciado o guitarrista que substitui Stefan Elmgren, ele se chama Pontus Norgren, integrante da banda The Poodles.
Em 27 de Junho saiu o novo DVD intitulado "Rebels With A Cause - Unruly, Unrestrained, Uninhibited", que possui o documentário da banda, além de vários videoclips, shows, vídeos da internet e galeria de fotos. Também foi lançado juntamente o CD "Masterpieces", uma coletânea de músicas cover que o Hammerfall lançava como bônus em seus álbuns, que conta com três músicas inéditas: När Vindarna Viskar Mitt Namn (Roger Pontare), Flight Of The Warrior (Riot), Youth Gone Wild (Skid Row) e Aphasia (Europe).
11 de agosto de 2008 iniciou as gravações do novo álbum do HammerFall, com previsão para seu lançamento dia 20 de fevereiro de 2009, o primeiro com o Baixista Fredrik e o novo guitarrista Pontus. o álbum intitulado "No Sacrifice, No Victory", já possui algumas faixas como: "Any Means Necessary", "Legion", "Hallowed Be My Name", "No Sacrifice, No Victory" e "Life Is Now".
Hammerfall já divulgou que começará a turnê após o lançamento do novo álbum a partir de fevereiro, iniciando pela Europa.
Origem     Gotemburgo, Västra Götaland
País      Suécia
Gêneros     Power metal, heavy metal
Período em atividade     1993 – atualmente
Gravadora(s)     Nuclear Blast
Ferret Records
Página oficial     Hammerfall.net
Integrantes  Joacim Cans,Oscar Dronjak,  Anders Johansson,  Fredrik Larsson,  Pontus Norgren
Ex-integrantes  Mikael Stanne, Glenn Ljungström, Niklas Sundin, Johan Larsson, Jesper Strömblad, Patrik Räfling, Magnus Rosén, Stefan Elmgren

Divulgadores&Parceiros

free counters