Blogroll

U2

U2 é uma banda de rock irlandesa formada no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocal e guitarra), The Edge (guitarra, teclados e vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão). O som do U2, inicialmente enraizado no pós-punk, eventualmente cresceu para incorporar influências de muitos gêneros da música popular. Ao longo das mudanças do grupo, eles sempre têm mantido um som construído sobre instrumentos melódicos, com destaque para a textura e acordes da guitarra de The Edge e dos vocais expressivos de Bono. Suas letras, muitas vezes embelezadas com imagens espirituais, têm foco em temas pessoais e preocupações sócio-políticas.
O U2 foi formado no Mount Temple Comprehensive School quando os membros eram ainda adolescentes e com conhecimento musical limitado. Após quatro anos, eles assinaram com a gavadora Island Records e lançaram seu álbum de estréia, Boy. Em meados da década de 1980 tornaram-se uma banda de sucesso internacional. Foram mais bem sucedidos com suas performances ao vivo do que com a venda de discos até seu álbum de 1987, The Joshua Tree, que, segundo a Rolling Stone, elevou a banda à estatura de "heróis para a de super-estrelas". Reagindo à estagnação musical no final da década de 1980, à crítica de sua imagem séria e de sua direção musical, o grupo reinventou-se com seu álbum de 1991, Achtung Baby, e o acompanhamento da turnê Zoo TV Tour.

A banda integrou influência de dance music, música industrial, rock alternativo em seu som e performances, abraçando uma imagem mais irônica e auto-depreciativa. A experimentação continuou durante o resto da década de 1990 com níveis mistos de sucesso. O U2 recuperou a seu favor seu público e elogios da crítica logo após o lançamento de All That You Can't Leave Behind, em 2000. A partir deste disco eles adotaram um som mais convencional, mantendo influências de suas explorações musicais anteriores.
O grupo lançou 12 álbuns de estúdio e está na lista de artistas com maior arrecadação, tendo vendido mais de 150 milhões de discos em todo mundo. Ganharam 22 Grammy Awards, mais do que qualquer outra banda. Em 2005 o grupo foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. A Rolling Stone classificou o U2 na posição número #22 de sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos". Por toda sua carreira, como banda e como indivíduos, fizeram campanhas pelos direitos humanos e causas filantrópicas, incluindo a Anistia Internacional, as campanhas ONE/DATA, Product Red e The Edge no Music Rising.
O U2 vendeu mais de 150 milhões de discos, colocando-os entre os artistas que mais venderam discos de todos os tempos. The Joshua Tree está classificado como um um dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos, depois de ter enviado 10 milhões de unidades, e está também entre os álbuns mais vendidos do mundo, com vendas de 25 milhões de cópias. A revista Rolling Stone classificou a banda na posição de número #22 em sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", enquanto que o ranking de Bono é o de #32 lugar de melhor cantor e de #38 para The Edge como melhor guitarrista.Em 2010, oito das canções do U2 apareceram na Rolling Stone, em sua lista atualizada das "500 Melhores Canções de Todos os Tempos", com "One" como o ranking mais alto, na posição de número #36. Cinco dos doze álbuns de estúdio do grupo foram classificados em 2003 na lista "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" pela Rolling Stone — The Joshua Tree liderando o ranking mais alto, na #26 posição. Em uma pesquisa da revista Q nomeou o grupo como o de maior gesto dos últimos 25 anos em 2011.Refletindo sobre a popularidade da banda e o impacto mundial, Jeff Pollack, da The Huffington Post, disse: "Como The Who, antes deles, o U2 escreveu canções sobre coisas que foram importantes e ressoou com seu público".
A banda recebeu seu primeiro Grammy Award com The Joshua Tree em 1988, ganhando 22 no total, de 34 indicações, mais do que qualquer outra banda.Estes incluem de "Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocais", "Álbum do Ano", "Gravação do Ano" e "Melhor Álbum de Rock". A British Phonographic Industry (Indústria Fonográfica Britânica) concedeu ao U2 sete Brit Awards, cinco dos quais estão de Melhor Grupo Internacional. Na Irlanda, o U2 já ganhou 14 Meteor Awards desde que a premiação começou, em 2001. Outros prêmios incluem American Music Awards, quatro MTV Video Music Awards, onze Q Awards, dois Juno Awards, três NME Awards e um Golden Globe Award. A banda foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame no início de 2005. Em 2006, todos os quatro membros da banda receberam prêmios ASCAP por escrever as canções, "I Still Haven't Found What I'm Looking For" e "Vertigo".
Origem     Dublin, Leinster
País      Irlanda
Gêneros     Rock, rock alternativo, pós-punk
Período em atividade     1976–presente
Gravadora(s)     Mercury, Interscope, Island
Afiliações     Passengers
The Dalton Brothers
Automatic Baby
Influência(s)     The Who, The Clash, Television, Ramones, The Beatles, Joy Division, Siouxsie & the Banshees, Elvis Presley, Patti Smith
Página oficial     u2.com
Integrantes  Bono Vox,  Adam Clayton,  The Edge,  Larry Mullen Jr.
Ex-integrantes  Dik Evans,  Ivan McCormick

Divulgadores&Parceiros

free counters