Blogroll

Acid Rock Origin

Acid rock é uma forma de rock psicodélico que se caracteriza por longos solos instrumentais, poucas (se houver) letras e improvisação musical. O jornalista americano Tom Wolfe descreveu a música influenciada pelo LSD de The Jimi Hendrix Experience, The Doors, Cream, Jefferson Airplane, New Riders of the Purple Sage, Blue Cheer e Grateful Dead como "acid rock" em seu livro sobre Ken Kesey e os Acid Tests, The Electric Kool-Aid Acid Test.
O acid rock foi a forma mais pesada e alta variante do rock psicodélico, e desenvolveu-se a partir de improvisações do blues de bandas como o Cream e The Jimi Hendrix Experience. O acid rock não teve muita duração, e acabou sendo envolvido e implodido dentro do universo da psicodelia, e as bandas que não cessaram de existir acabaram por se tornar bandas de heavy metal, como o Blue Cheer e o Steppenwolf.
A combinação do blues-rock com o acid rock formou boa parte da base original do heavy metal. Uma das bandas mais influentes nesta fusão de gêneros foi o power trio Cream, que formou um som característico, pesado e maciço, através de riffs em uníssono tocados pelo guitarrista Eric Clapton e o baixista Jack Bruce, bem como o uso extensivo dos bumbos de Ginger Baker que influenciaram gerações do heavy metal.Seus LPs, Fresh Cream (1966), Disraeli Gears (1967), Wheels of Fire (1968) e Goodbye (1969) são tidos como obras primas do acid rock e protótipos essenciais do metal. Os álbuns do Jimi Hendrix Experience, Are You Experienced (1967), Axis: Bold as Love (1967) e Electric Laydland (1968) também foram extremamente influentes para o estilo.

A técnica virtuosística de Hendrix seria emulada por muitos guitarristas do metal, e o single de maior sucesso do álbum, "Purple Haze", é identificado por muitos como o primeiro hit do gênero.
O termo também se refere ao subgrupo de bandas de rock psicodélico que fizeram parte ou foram influenciados pelo San Francisco Sound, e que tocavam uma música mais alta e "pesada", com longos solos improvisados.
Acid rock
Informações gerais
Origens estilísticas     Blues-rock, folk-rock, rock psicodélico, garage rock, jazz fusion,raga
Contexto cultural     Final da década de 1960, Estados Unidos e Reino Unido
Instrumentos típicos     Guitarra elétrica (usualmente com Efeitos de guitarra, como fuzz, reverb, phaser, flanger etc) - Baixo - Bateria - órgão eletrônico - Sitar - Sintetizador Moog - Teremim - efeitos de estúdio
Popularidade     Alta no final dos anos 1960
Formas derivadas     rock progressivo - hard rock - heavy metal - space rock - stoner rock - krautrock - zeuhl - new age - punk rock - proto punk - jam bands - dub
Gêneros de fusão
Acid punk - Acid rap
Cenas regionais
San Francisco, California

Divulgadores&Parceiros

free counters