The Sisters of Mercy

The Sisters of Mercy é uma banda britânica de rock gótico, formada em Leeds, em 1980 por Andrew Eldritch (vocais) e Gary Marx (guitarra). A eles juntaram-se Ben Gunn (guitarra, substituído por Wayne Hussey, em 1983) e Craig Adams (baixo).
Apesar de ter lançado apenas três LPs, The Sisters of Mercy tornou-se uma das mais influentes bandas da década de 1980. A banda enfrentou instabilidade: apenas o cantor e compositor Eldritch participou dos três LP.
A música de The Sisters of Mercy reúne elementos de psicodelia, dance e punk. O cantor Eldritch tem como principal traço a voz, profunda. As letras da banda tratam de temas comuns ao rock gótico.
Apesar de rejeitar a classificação de gótica, The Sisters of Mercy foi uma liderança no gênero, tendo alcançado amplo sucesso na Inglaterra e Estados Unidos. Desde os primórdios do grupo, tocando em bares e clubes de Leeds, a banda foi marcada por atrair uma legião de admiradores.
The Sisters of Mercy inovou ao usar uma máquina para executar a percussão, apelidada de Doktor Avalanche.
Dificuldades de relacionamento com Andrew Eldritch foram frequentemente citadas como a principal causa de rupturas por parte de membros de Sisters of Mercy. Em 1985 Gary Marx sai da banda, e forma os Ghost Dance; Wayne Hussey e Craig Adams formam os The Mission, em 1986.
Hoje, além de Eldritch, Chris May e Ben Christodoulou fazem parte de The Sisters of Mercy.
A origem do nome da banda é discutível, mas poderá vir de uma música de Leonard Cohen ou de uma ordem religiosa de freiras católicas.
Apesar de já não editarem trabalhos de originais, continuam a fazer digressões. Em Junho de 2007 actuaram em Espanha, na Alemanha e na Bélgica.
Em 2009, durante sua turnê pela América do Sul, passaram pelo Brasil, com shows em Porto Alegre (dia 3 de junho, no Opinião) e em São Paulo (dia 6 de junho, Via Funchal).
Os freqüentadores do F-Club Andrew Eldricht (Andrew Taylor - 15.05.1959) e Gary Marx (Mark Pearman) se juntaram em Leeds, Inglaterra, para formar uma banda de rock e satisfazer seu desejo de tocar no rádio. Eldritch tocava guitarra e bateria, enquanto Marx tocava guitarra base e fazia os vocais. O nome foi influenciado pelo filme McCabe & Mrs Miller (1971) que trazia na trilha sonora a música "The Sisters of Mercy" de Leonard Cohen.
Durante esse período foi gravado o single "Damage Done/Watch/Home of the Hit-men". Foram gravadas apenas 1000 cópias do disco de 3 músicas, apenas para poderem enviar para o programa de John Peel. O single foi lançado pelo Merciful Release, selo criado pelo próprio Eldritch para esse lançamento, e hoje em dia, é muito raro e procurado pelos seus fans.
Após 06 meses, Andrew Eldritch passou para os vocais, fixando a formação em: Gary Marx (guitarra), Craig Adams (baixo), 'Doktor Avalanche' (na época uma Boss dr55).
O primeiro álbum completo foi lançado em março de 1985 sob o título de “First And Last And Always”, para muitos o melhor momento da banda até hoje, sendo a formação considerada clássica pelos fãs. Nesse álbum, Doktor Avalanche foi "encarnado" por uma Oberheim DMX, Wayne Hussey tornou-se co-compositor dos Sisters, assinando as músicas enquanto Eldritch continua a escrever todas as letras e se mantém como mentor do grupo.
Na turnê de divulgação que se segue, ocorrem diversos fatos que marcariam a carreira da banda, e culminariam com a saída de Wayne Hussey e Craig Adams para formar o The Mission. O guitarrista e co-fundador Gary Marx se desentende com Eldritch e é o primeiro a abandonar o barco, mas a relação que estava em maior tensão era entre Hussey e Eldritch, pois as divergências pessoais e musicais estavam se tornando cada vez mais insuportáveis para ambos. Hussey por sua vez buscava cada vez mais espaço dentro da banda, chegando até mesmo a cantar. As composições feitas por Hussey para o próximo lançamento dos Sisters não agradaram a Eldritch, que sentiu definitivamente que as coisas não estavam seguindo o rumo esperado. A separação era inevitável.
Acreditava-se que Eldritch havia morrido, pois não havia sequer uma notícia sobre ele ou a banda por muito tempo. Após muitas trocas de integrantes, nomes de bandas, a banda volta a gravar normalmente, tendo lançado a partir desse momento seus trabalhos de maior sucesso:
This Corrosion (álbum), 7° nas paradas da Grã-Bretanha e 1° nos EUA, tinha seus vídeos constantemente exibidos pela MTV
    Floodland (álbum), o maior sucesso da carreira da banda
    Dominion (single), que chegou em 13° na Grã-Bretanha
    Lucretia My Reflection (single), antigindo 20°
Fizeram uma regravação do seu trabalho "Temple of Love", com a falecida cantora judia Ofra Haza, que os levou para 3° nas paradas inglesas. Seu último álbum, Some Girls Wonder by Mistake, lançado em também 1992, antingindo 5°.
Nas excursões mais recentes, surgiram novas músicas como "Romeo Down", "Summer, Will I Dream", "We are the same Susanne", que podem compor um novo lançamento. Mas, por enquanto, são apenas rumores.
Origem     Leeds, Inglaterra
País      Reino Unido
Gêneros     Rock alternativo.Pós-punk, Rock gótico
Período em atividade     1980 – 1993,
1996 – atualmente
Gravadora(s)     Merciful Release
Página oficial     www.the-sisters-of-mercy.com
 Integrantes  Andrew Eldritch,  Doktor Avalanche,  Chris Catalyst,  Ben Christo
Ex-integrantes  Tim Bricheno,  Wayne Hussey,  Tony James,  Andreas Bruh,Craig Adams,  Gary Marx
Ben Gunn,  Patricia Morrison, James Ray

Divulgadores&Parceiros