Blogroll

Def Leppard

Def Leppard (o nome vem de Deaf Leopard, que em português significa Leopardo Surdo) é uma banda de rock formada na cidade Sheffield, Inglaterra, em 1977. Fez parte da geração chamada NWOBHM, porém tem outros estilos, como hard rock.
Pyromania, de 1983, é um sucesso estrondoso, que disputa cabeça a cabeça a primeira posição das paradas de sucesso dos Estados Unidos com o álbum Thriller de Michael Jackson. Canções como "Rock! Rock! Till You Drop, Photograph, Foolin, Rock of Ages, Too Late For Love" e "Die Hard The Hunter" tornam-se verdadeiros hinos entre os fãs. O vídeo musical da canção "Photograph", tema dedicado à diva Marilyn Monroe, torna-se o mais pedido na MTV, superando o da canção "Beat It", também de Jackson. Uma pesquisa do instituto Gallup aponta a banda como a mais popular nos Estados Unidos e são também considerados a banda mais popular na Inglaterra, a sua pátria onde inicialmente não eram bem aceitos.

São convidados para tocar no festival Rock in Rio, que se realizaria em 1985 na cidade do Rio de Janeiro. Havia uma grande expectativa, tanto dos fãs quanto da própria banda a respeito dessas apresentações na famosa cidade brasileira. No final de dezembro de 1984, o baterista Rick Allen sofre um terrível acidente de carro e tem o braço esquerdo amputado. Os médicos tentam o reimplante do membro, mas sem sucesso. Todos os compromissos profissionais, inclusive o concerto no Rio, são imediatamente cancelados e a banda se retira por quatro anos.
O som da banda é uma mistura de hard rock, AOR com elementos de heavy metal com suas ia paralelamente. Para sua defesa, o Def Leppard demonstrou aversão ao movimento e ao rótulo glam metal dizendo que jamais se assemelhou com seu estilo musical ou aparência.
Até o lançamento do álbum Hysteria a banda desenvolveu um som característico com bateria eletrônica e efeitos de guitarra carregada de sons sobrepostos com uma parede múltipla de camadas e vocais harmonizados. Def Leppard é uma das cinco bandas de rock que vendeu nos Estados Unidos 10 milhões de discos (cada disco) com dois álbuns originais de estúdio. Os outros são The Beatles, Led Zeppelin, Van Halen e Pink Floyd.

Origem     Sheffield, Inglaterra
País      Reino Unido
Gêneros     Hard rock, heavy metal
Período em atividade     1977 - atualmente
Gravadora(s)     Phonogram
Vertigo
Página oficial     www.defleppard.com

Integrantes: Joe Elliott, Phil Collen, Rick Savage, Vivian Campbell, Rick Allen
Ex-integrantes: Pete Wills, Steve Clark, Tony Henning.

Divulgadores&Parceiros

free counters