Blogroll

Björk

Björk Guðmundsdóttir (Reykjavík, 21 de novembro de 1965), conhecida simplesmente por Björk é uma influente cantora e compositora islandesa, vencedora do prêmio Nobel Da Música (Polar Music Prize), sendo também atriz, instrumentista e produtora musical. Já lançou oito álbuns de estúdio e duas trilhas sonoras. Seu estilo musical eclético alcançou o reconhecimento popular, e este inclui rock, jazz, música eletrônica, clássica e folclórica. Sua voz também tem sido aclamada por suas qualidades distintivas.
Björk nasceu e foi criada em Reykjavik, na Islândia. Seu pai, Guðmundur Gunnarsson, era um líder sindical e eletricista. Hildur Runa Hauksdóttir era sua mãe. Seus pais foram ativistas num protesto contra a construção de uma hidrelétrica no país.
Sua carreira musical começou quando ela tinha onze anos, com seu estudo de clássicos de piano na escola primária. Uma de suas gravações foi transmitida pela rádio nacional, depois de ouvi-la, um representante da gravadora Fálkinn contactou a família para oferecer um contrato de gravação.
Após o tsunami que assolou o Sudeste Asiático no final de 2004, Björk começou a trabalhar sobre um novo projeto intitulado Exército de Misturas para ajudar a angariar dinheiro para um fundo de socorro social. Este projeto recrutou fãs e músicos de todo o mundo para cobrir ou remixar a faixa de 1995, "Army of Me". De mais de 600 respostas Björk e seu co-escritor Graham Massey escolheu os melhores vinte para aparecer no álbum. O álbum foi lançado em Abril no Reino Unido e, em finais de Maio de 2005, nos E.U. sob o nome de Army of Me: Remixes and Covers. Até Janeiro de 2006, o álbum arrecadou cerca de £ 250.000 para ajudar a UNICEF a trabalhar no sudeste asiático.
Björk visitou Banda Aceh, em Fevereiro de 2006 para ver alguns dos UNICEF está a trabalhar com as crianças que foram afectadas pela tsunami Björk também tem tido um interesse em questões ambientais em seu país nativo. Em 2004 Björk participou na "Hætta" concerto em Reykjavik, organizada em protesto contra a construção de fundição de alumínio Alcoa no país, o que tornaria a maior fundição na Europa. Ela fundou a organização "Nattura", que visa promover a natureza e o povo islandes. Em 28 de outubro de 2008 Björk escreveu um artigo para o The Times para debater o estado da economia islandesa, e seus pensamentos sobre a proposta de utilização dos recursos naturais para obter o país fora da crise mundial. Björk, em colaboração como grupo Audur, cria um fundo de capital de risco intitulado "BJÖRK" de apoio à criação de indústrias sustentáveis na Islândia.
Em 1998, Björk fez seu primeiro concerto no país durante o festival de música Close Up Planet 98, no Rio de Janeiro. Uma apresentação em São Paulo no mesmo festival havia sido marcada, mas devido a problemas com o palco, o show foi cancelado.
Björk veio com sua turnê do álbum Volta durante o TIM Festival 2007 e passou por 3 cidades brasileiras: Rio de Janeiro na Marina da Glória no dia 26 de Outubro, em São Paulo na Arena Anhembi no dia 28 de Outubro e em Curitiba na Pedreira Paulo Leminski no dia 31 de Outubro, todos os shows foram esgotados.
Nome completo     Björk Guðmundsdóttir
Nascimento     21 de Novembro de 1965 (46 anos)
Origem     Reykjavík
País      Islândia
Gêneros     Música Eletrônica, Rock alternativo, Rock experimental, Rock industrial, IDM, Trip-Hop
Instrumentos     Vocal, Piano, Sintetizador, Flauta, Harpa
Extensão vocal     Soprano
Período em atividade     1977 – presente
Gravadora(s)     One Little Indian
Elektra Records
Rhino
Afiliações     The Sugarcubes
KUKL
Página oficial     Björk.com/\/\unity

Divulgadores&Parceiros

free counters