Blogroll

Garbage

Garbage é uma banda de rock formada na cidade de Madison (Wisconsin), nos Estados Unidos da América, em 1993. Constituída por Shirley Manson, Butch Vig, Steve Marker e Duke Erikson, o grupo tem quatro álbuns de estúdio, com o quinto a lançar em 2012, e já vendeu mais de 17 milhões de discos.
Bem antes de se iniciar o Garbage, três de seus integrantes já tinham uma vasta experiência com música. Butch Vig, o baterista, teve a maior notoriedade no meio sendo produtor de álbuns como Nevermind (Nirvana), Siamese Dream (Smashing Pumpkins) e Dirty (Sonic Youth). Steve Marker também era produtor, sendo amigo de Vig desde os tempos de faculdade e ajudando-o em seu estabelecimento de Madison, Wisconsin, Smart Studios, e Duke Erikson tocou com Vig na banda Spooner.
Em 1993, os três se encontravam algumas vezes para trabalharem em remixes de U2, Nine Inch Nails e Depeche Mode. Depois de um tempo, eles começaram a compor juntos, gravando efeitos e dando ideias novas para um novo som. Um amigo de Butch, ao ouvir as demos do projeto, disse que aquela música parecia lixo, e foi aí que ele resolveu batizar seu projeto de Garbage ("lixo" em inglês")
Em 2004, a banda iniciou a gravação do seu quarto álbum, desta vez priorizando que produzisse o som da banda ao vivo. Mas o processo foi problemático, devido ao mau momento pessoal de Manson, que passava por um divórcio e diversos questionamentos. A tensão entre os integrantes sobre o direcionamento do álbum foi tão tensa que Vig resolveu abandonar as gravações e o Garbage se dissolveu nesse período.
No entanto, a poeira baixou e os integrantes se reuniram novamente retomando as gravações do álbum intitulado Bleed Like Me. Lançado em abril de 2005, foi a primeira vez que o Garbage contava com um produtor de estúdio, John King. O disco retoma o vigor e o entusiasmo dos primeiros discos da banda, tendo mais guitarras e melodias pesadas e colocando os efeitos eletrônicos em segundo plano. A critica adorou e os fãs também, trazendo de volta um Garbage mais pesado e melhorado e uma nova turnê foi feita, passando novamente por vários países e tocando em Glastonbury, fazendo um show histórico, onde Shirley acaba pegando uma boneca inflável e deitando sobre ela em pleno palco. Esse álbum teve hits contagiantes como "Why Do You Love Me?", "Bleed Like Me", "Bad Boyfriend", "Run Baby Run" e "Sex Is Not The Enemy".
Após a turnê de Bleed Like Me, a banda decidiu entrar em hiato. Em 2007, voltaram ao estúdio para trabalhar na coletânea Absolute Garbage, que incluía uma nova canção, "Tell Me Where It Hurts". Manson fez um disco solo, que permanece inédito após a gravadora do grupo, Geffen Records, não gostar do resultado. A banda eventualmente abandonou a Geffen.
Em Fevereiro de 2010, Manson confirmou em seu perfil oficial do Facebook que ela passou uma semana no estúdio com o resto do Garbage. Em Outubro do mesmo ano, foi confirmado que a banda preparava seu quinto álbum de estúdio - que seria gravado em Los Angeles após o fechamento de Smart Studios em maio de 2010. Not Your Kind of People tem seu lançamento (pelo selo próprio STUNVOLUME) agendado para maio de 2012.

Origem     Madison, Wisconsin
País      Estados Unidos
Gêneros     Rock alternativo
Electrónica
Trip rock
Rock Industrial
Período em atividade     1993 - atualmente
Gravadora(s)     Universal Music Group
Almo Sounds
Warner Bros. UK
Mushroom
A&E
Geffen Records
Página oficial     Garbage.com
Integrantes
Duke Erikson
Shirley Manson
Steve Marker
Butch Vig

Divulgadores&Parceiros

free counters