Venom

Venom é uma banda de metal inglesa, formada em 1979. O Venom nasceu da NWOBHM, influenciou o thrash metal e o death metal, além de dar origem ao estilo black metal com o álbum e a canção de mesmo nome, de 1982.
Uma influência seminal para a evolução do thrash e black metal, o Venom se formou no final dos anos 70 em Newcastle, Inglaterra. Originalmente um quinteto chamado Oberon, eles finalmente reduziram sua formação para um trio contendo o vocalista/baixista Conrad “Cronos” Lant, guitarrista Jeff “Mantas” Dunn, e baterista Tony “Abaddon” Bray. Influenciado pela intensidade pesada do Motörhead e pelo visual vistoso do KISS, o recentemente renomeado Venom desenvolveu um som negro e cruel que pavimentou o caminho para o vindouro levante da música thrash; similarmente, sua imagem macabra e orgulhosamente satânica provou-se uma grande inspiração para as legiões de bandas de black metal que apareceram com o seu despertar, até mesmo dando ao gênero seu nome com seu segundo LP de 1982, “Black Metal” (a estreia, “Welcome To Hell”, viera um ano antes).
O terceiro álbum do Venom, “At War With Satan”, seguiu em 1983, e dois anos depois eles lançaram “Possessed”. Mudanças de formação contaminaram o grupo nos anos que vieram, com Mantas saindo no lançamento do ao-vivo “Eine Kleine Nachtmusik”, de 1985; os guitarristas Matt Hickey e Jimmy Clare vieram como substitutos, estreando no “Calm Before the Storm”, de 1987. Porém, Cronos saiu também, montando uma carreira solo e levando Hickey e Clare com ele; nesse ponto Mantas se juntou a Abaddon para formar uma nova edição do Venom com o ex-vocalista/baixista do Atomkraft, Tony Dolan e o guitarrista Al Barnes. A nova formação estreou no “Prime Evil”, de 1989; “Tear Your Soul Apart” apareceu um ano depois.
Depois de “Temples of Ice”, de 1991, Barnes deixou o Venom; sua ausência foi preenchida por Steve White, que junto com o tecladista V.X.S. foi recrutado em tempo para o “The Waste Lands”, de 1992, antes de ambos rapidamente saírem. O trio Mantas, Abaddon e Dolan continuou a fazer turnês durante a metade da década, apesar de nenhuma gravação de estúdio ter saído; finalmente, Cronos voltou ao Venom em 1996, abrindo caminho para a saída de Dolan. O retorno à ativa da formação original foi anunciado pelo lançamento do mini-álbum “Venom ‘96”, seguido em 1997 pelo full-lenght “Made In Stone”. Depois de uma turnê mundial, o Venom lançou o disco duplo “New, Live & Rare” no meio de 1998. “Buried Alive” apareceu um ano depois, e na primavera de 2000 o grupo voltou com “The Court of Death” e “Beauty and the Beast”. Em 2006 eles celebraram seu 25o. aniversário com “Metal Black”.
Origem     Newcastle, Inglaterra
País      Reino Unido
Gêneros     Heavy metal, thrash metal, black metal, speed metal
Período em atividade     1979 - atualmente
Gravadora(s)     Neat, Filmtrax, Under One Flag, SPV, Sanctuary/Castle, Universal
Página oficial     VenomsLegions.com
Integrantes  Cronos (Veno (Venom),  Rage (Venom),  Danté (Venom)
Ex-integrantes  Mantas  Abbadon

Divulgadores&Parceiros