Blogroll

Deep Purple Reflections

Deep Purple é uma banda de rock inglesa formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968.
O Deep Purple surgiu de uma idéia exótica. No país que gerou The Beatles, Rolling Stones e Eric Clapton, todos esperavam pela próxima grande idéia no campo fértil do rock. Em 1967, Chris Curtis, ex-baterista do The Searchers, teve a idéia exótica de reunir vários músicos muito talentosos num grupo chamado Roundabout (carrossel). Eles se revezariam em torno do baterista, como num carrossel. Depois que a idéia foi comprada pelo produtor Tony Edwards, o primeiro músico a topar a idéia foi o tecladista Jon Lord, colega de Curtis nos The Flowerpot Men, onde também tocava o baixista Nick Simper.
Juntamente com as bandas Black Sabbath e Led Zeppelin, o Deep Purple é considerado um dos pioneiros do heavy metal e do hard rock moderno, embora alguns de seus integrantes tenham tentado não se categorizar como apenas um destes gêneros. A banda também incorporou elementos de música clássica, blues-rock, pop e rock progressivo. Foram listados pelo Livro Guiness dos Recordes "como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo", e venderam mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.
A banda passou por diversas mudanças de formação, além de um hiato de oito anos (1976-84). As formações do período 1968-76 foram comumente chamadas de Mark I, II, III e IV. Sua segunda formação, a mais bem-sucedida comercialmente, contou com Ian Gillan (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria). Esta formação esteve em atividade de 1969 a 1973, e foi reunida de 1984 a 1989 e, brevemente, em 1993, antes que os atritos entre o guitarrista Ritchie Blackmore e os outros membros da banda se tornassem intransponíveis.

A formação atual inclui o guitarrista Steve Morse (ex-Kansas, ex-Dixie Dregs), que entrou para banda em 1994. Com o afastamento de Jon Lord, em 2002, o Deep Purple conta apenas com o baterista Ian Paice como integrante original.
A marca da banda sempre foi a mistura de guitarra e teclado, com riffs simples e fortes e solos vigorosos. Sua canção mais conhecida é Smoke on the Water, gravada em dezembro de 1971.
 Origem     Hertfordshire, Inglaterra
País      Reino Unido
Gêneros     Hard rock, heavy metal, blues-rock, rock progressivo
Período em atividade     1968–1976, 1984–presente
Gravadora(s)     Edel, EMI, BMG, Polydor, Warner Bros., Tetragrammaton, Aquarius
Página oficial     www.deeppurple.org

Divulgadores&Parceiros

free counters